PESO IDEAL

O  ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA (IMC) é um cálculo que o objetivo é de classificar O ESTADO NUTRICIONAL DO ADULTOS HOMENS E MULHERES (18 a 60 anos), considerando-se a relação entre seu peso e altura. Idosos, crianças, gestantes e atletas o parâmetro é diferenciado.

Entretanto ele é apenas um parâmetro, uma vez que não leva em conta qual a composição do peso, necessitando de outros tipos de avaliações para completar o diagnóstico.

O IMC é um método, fácil, para obter uma indicação se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso. É apenas uma indicação, não é totalmente rigoroso...

A Organização Mundial de Saúde usa um critério simples de categorização:







Peso Ideal
Para você calcular o seu peso ideal você primeiro descobre o seu IMC e verifica qual a sua classificação, depois multiplica a sua altura ao quadrado. Se a sua classificação for diferente do exemplo, o seu peso ideal é diferente, se vc está com sobrepeso ou obesidade o cálculo é diferente. Lembrando que o peso ideal não leva em consideração a quantidade de massa magra e massa gorda, conforme o exemplo na ímagem do atleta. Os dois possuem o mesmo IMC porém um tem mais massa magra e o outro mais massa gorda.
Exemplo: uma pessoa de 76 Kg, 1.80m de altura, seu IMC será 23 Kg/m2 Classificação peso normal





IMC 23 Kg/m2  e 1,80 x 1,80 = 3,24
Peso Minimo: 18,5 x 3,24 =  60 kg
Peso Médio:   21,7 x 3,24 = 70 kg   (18,5 + 24,9 = 43,4 metade é 21,7)
Peso Máximo: 24,9 x 3,24 = 81 kg



OUTRA OPÇÃO NA TABELA CRUZE O SEU PESO NA LATERAL COM A ALTURA ABAIXO